Audrey Watters: ‘não são as tecnologias os vetores das mudanças, mas as pessoas’

Tive o prazer de ouvir Audrey Watters falar hoje na conferência Digital Education Governance Beyond International Comparative Assessments – complex histories, contested presents, and contingent futures, promovida pelo Centre for Research in Digital Education, da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido.

Audrey escreveu um livro sobre os antecedentes das “máquinas de ensinar” que existem atualmente: “Teaching Machines”, lançado em 2021 pela MIT Press. Ela escolheu falar sobre o passado para nos fazer refletir sobre o futuro.

Teaching Machines

Como Watters comentou, para compreender as tecnologias e a nossa relação com elas é preciso olhar para a história, para o passado, não apenas para o futuro. Ao motivar-se para escrever esse livro, ela estava interessada em saber como chegamos até aqui. Sentia-se incomodada com a falsa sensação de que “de repente a tecnologia educacional surgiu”, como se fosse “do nada”. Não podemos desconectar o passado do que o futuro é e de como o futuro será.

“I see behaviorism everywhere”, Watters disse se referindo ao filme “O Sexto Sentido”. B. F. Skinner é muito atual quando se trata de como concebemos a aprendizagem ainda hoje. A ideia de que se deve recompensar os estudantes imediatamente ela aprendizagem “bem sucedida” continua atualizada, e tem tudo a ver com o behaviorismo. Ainda somos fortemente orientados a esse processo de recompensa. Basta olhar ara o nosso comportamento online, evidente na dependência tecnológica que temos desenvolvido. Quando rolamos a tela do celular ávidos pela próxima informação ou aguardamos ansiosamente por novas mensagens, o que queremos, de certo modo, é ser recompensados.

“Não vejo a tecnologia como os vetores das mudanças, mas as pessoas”, disse Audrey. Concordo super com ela.