Iniciativa sul-africana aposta em parcerias para inserir jovens no mercado de trabalho
Projeto Harambee tem mudado a realidade de milhares de jovens em país marcado pelos altos índices de desemprego e a falta de oportunidades em educação.
Jogo criado na UFRGS promove aventura pela história da química
Projeto é liderado pelo professor de química Marcelo Eichler e envolve alunos bolsistas do Núcleo de Apoio Pedagógico à Educação a Distância da universidade.
Com inteligência artificial, museus querem se aproximar do visitante
Tecnologia Watson, da IBM, é usada em museus; visitantes podem interagir com as exposições de formas diferentes, enquanto aprendem.
O que o Amanhã tem a ver com a nossa alimentação?
Reportagem para o site do Museu do Amanhã sobre alimentação e sustentabilidade
Relatório do NMC: produção de conteúdo e programação são tendência
Pesquisa sobre uso de tecnologias na educação básica antecipa o que deve chegar às escolas e salas de aula nos próximos anos
Barreiras do mundo real se mantêm nas redes digitais
Reportagem para a qual entrevistei a pesquisadora britânica Sonia Livingstone sobre seu trabalho “The Class: living and learning in the digital age”.
Diretora envolve comunidade para mudar escola conhecida como “Carandiru”
Nesta reportagem, apresento o incrível trabalho realizado pela diretora da Escola Municipal Souza Carneiro, no Rio de Janeiro, que transformou o colégio que era conhecido pelo nome de um famoso presídio.
Projeto britânico aposta no contato com a natureza para formar cidadãos
Conheça o Eden Project, localizado em Cornwall, na Inglaterra, e entenda a importância de colocar as crianças em contato com o meio ambiente.
Seduzir para educar: como o aluno se torna protagonista?
Reportagem sobre palestras apresentadas o evento Educação 360o.
Cursos de graduação do CESAR terão como foco a resolução de problemas
As ideias inovadoras da faculdade de Recife que quer preparar os jovens para o mercado de trabalho do século XXI.
Jogo ensina fundamentos de programação para desenvolver habilidades
Por meio do Osmo Coding, com um iPad e blocos coloridos as crianças podem entrar em contato com a programação e, com isso, desenvolver habilidades como a resolução de problemas, o trabalho em equipe, a colaboração.
Aplicativo holandês transforma visita ao Museu em aula interativa
Como atrair jovens para museus e instituições culturais? Falar a linguagem deles é um bom começo, como mostra o Flinckapp.
Caixas se transformam em bibliotecas móveis e espaços para uso de tecnologia
Surpreenda-se com essa criação que leva educação, cultura e esperança a refugiados, em lugares remotos, atingidos por guerras, de difícil acesso.
Projeto leva o esporte para todas as aulas
Como o Transforma contribuiu para aproximar as escolas dos temas das Olimpíadas e Paralímpiadas e, principalmente, dos valores disseminados por essas competições.