Pesquisa/Research

Atualmente estou no Doutorado em Educação na PUC-Rio, sob orientação do Prof. Dr. Ralph Ings Bannell. Faço parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia e Educação (GEPFE) da PUC-Rio.

Desde 2017, venho pesquisando um grupo de abordagens para a cognição humana chamado de 4E Cognition: Embedded, Embodied, Extended e Enactive Cognition, ou Cognição Situada, Corporificada, Estendida e Enativa.

Essas abordagens têm em comum a tese de que a cognição não se limita ao cérebro, envolvendo o corpo como um todo e o ambiente. Levando também em consideração as emoções nos processos cognitivos, essas perspectivas ampliam a concepção de experiência e propõem novos caminhos para se compreender a aprendizagem.

Tenho trabalhado para articular essas abordagens de modo a investigar suas implicações para a educação, conduzindo a minha pesquisa sob o olhar da filosofia da educação. Em especial, me interesso pela investigação filosófica das tecnologias educacionais sob a lente dessas abordagens.

Alguns dos principais autores de referência para minhas pesquisas são Ezequiel Di Paolo, Evan Thompson, Hanne De Jaegher, Andy Clark, Giovanna Colombetti, Humberto Maturana e Francisco Varela.

I am currently a Doctorate Student in Education at PUC-Rio, supervised by Prof. Dr. Ralph Ings Bannell. I am a member of GEPFE – Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia e Educação / PUC-Rio.

Since 2017 I have been doing research regarding a group of approaches to human cognition known as the 4E Cognition: Embedded, Embodied, Extended and Enactive Cognition.

These approaches have in common the thesis that cognition is not limited to the brain, involving the body as a whole and the environment. Also taking into account emotions in cognitive processes, these perspectives broaden the concept of experience and propose new ways to understand learning.

These approaches agree that cognition is not limited to the brain, involving the body as a whole and the environment. They also take emotions into account as a constitutive part of cognitive processes.

I have been working to articulate these approaches in order to investigate their implications for education, conducting my research from the perspective of the philosophy of education. In particular, I am interested in the philosophical investigation of educational technologies through the lens of these theses.

Some of the main reference authors for my research are Evan Thompson, Ezequiel Di Paolo, Hanne De Jaegher, Andy Clark, Giovanna Colombetti, Humberto Maturana and Francisco Varela.