“Algoritmosfera – A cognição humana e a inteligência artificial”, de Camila De Paoli Leporace, foi lançado em maio de 2024 pela editora PUC-Rio e pela editora Hucitec. Este é o link para a compra dele no site da editora Hucitec.
Inseridos na algoritmosfera – termo criado por Camila Leporace para definir a ‘atmosfera algorítmica’ de que todos fazemos parte hoje – mantemos uma relação de retroalimentação com os sistemas artificiais à nossa volta.
Sistemas de aprendizagem de máquina dependem essencialmente de dados para funcionar. Nossos dados. Quais podem ser, então, os efeitos das trocas que mantemos com esse ambiente digital, que não apenas habitamos, mas que também construímos?
Para avançarmos na compreensão da nossa relação com as tecnologias digitais emergentes, tornam-se essenciais as reflexões sobre a mente humana e a nossa atividade cognitiva. Se a aprendizagem humana está para além da aprendizagem de máquina, a mente está para além do cérebro, e a totalidade humana está muito além dos dados e dos algoritmos.