Material complementar à palestra “Um robô na família – Educação parental em tempos de Inteligência Artificial”, Colégio Ao Cubo, 30 de outubro de 2023

No dia 30 de outubro, fiz uma palestra com este título, “Um robô na família – Educação parental em tempos de Inteligência Artificial”, a convite do Colégio Ao Cubo. Foi uma oportunidade muito rica não apenas de compartilhar conteúdo e conhecimento, mas de aprender. É assim que vejo estes momentos, como momentos em que aprendo, tomo conhecimento das questões que mais chamam a atenção das pessoas, e percebo como posso me aperfeiçoar mais e seguir pesquisando.

O tema não é nada simples; afinal, é complexo pesquisar as tecnologias digitais, a inteligência artificial e a relação humana com as essas tecnologias. No meu doutorado, pesquisei a cognição humana e sua relação com a IA, partir da filosofia da educação. Isso significa que meu foco está na maneira como seres humanos lidam com as tecnologias, mais do que nas especificidades das tecnologias em si. Eu pesquiso a maneira como seres humanos aprendem, percebem o mundo, e os impactos que as tecnologias têm ou podem vir a ter sobre as nossas experiências. Mesmo assim, nessa palestra passei rapidamente por alguns conceitos técnicos de IA, que se fazem necessários para entender o raciocínio proposto. Em seguida, passo à reflexão que mais desenvolvi em meu trabalho, que é voltada para a maneira como nos sentimos ao lidar com tecnologias e como podemos melhorar a relação que temos com a IA e com outras tecnologias emergentes.

Para compreender essas relações, quando fiz minha tese foquei nas premissas que impulsionam as tecnologias algorítmicas de machine learning, e as contrastei com a complexidade da aprendizagem em seres humanos. Machine learning está presente, de várias maneiras, em diversas das tecnologias que usamos no cotidiano, como as plataformas de redes sociais, vários aplicativos e também é usada para treinar modelos de IA Generativa.

A partir desse entendimento, sigo compreendendo as novas tecnologias e as combinações de tecnologias que surgem e se modificam a cada momento, e como fica a nossa relação com elas nesse movimento.

Uma curiosidade é que o Chat GPT, que se popularizou tanto recentemente, surgiu até depois que eu já tinha defendido a tese, em janeiro de 2023. Isto é, eu não pesquisei a fundo essa tecnologia, eu tinha testado outras tecnologias durante a minha pesquisa, mas não o GPT. Mesmo assim, eu já tinha ideia do poder de processamento da aprendizagem de máquina, pelo tanto que já tinha pesquisado. Quando o GPT veio, ele exibiu para todos o poder dos sistemas de processamento de linguagem natural e aprendizagem/aprendizado de máquina. Já as redes sociais usam machine learning e outros tipos de algoritmos nos seus mecanismos, para conseguir nos fazer recomendações, nos trazer anúncios e vender mais. As recomendações desses sistemas “prendem” as pessoas nessas plataformas, gerando vício e problemas psicológicos. É preciso pensar sobre tudo isso para fazer sentido desse mundo virtual tão complexo, certo? Temos que seguir sempre pensando, refletindo e nos informando!

A palestra está disponível a seguir, bem como alguns materiais citados. Quem desejar, pode me enviar comentários em consultoria@camilaleporace.com.br 😉

Minhas redes:

Instagram @camilaaleporace

LinkedIn

Reportagens citadas

‘Meninas no limite’: por que as adolescentes sofrem mais com problemas causados por redes sociais (BBC)

Mais de 40 estados nos EUA processam Meta por prejudicar a saúde de menores (G1)

Autoestima baixa e ansiedade: saúde mental de jovens é pior que de outros grupos, aponta estudo

Referências

Autora – Sherry Turkle

Autora – Michelle Icard

Posts

Post de 2020 no meu blog sobre o documentário Social Dilemma (Netflix) (por Camila Leporace)

O necessário dilema das redes (por Priscila Gonsales)

Chat GPT

Como criar conta no Chat GPT

Chomsky: ChatGPT contra o pensamento crítico

ChatGPT, a inteligência artificial como você nunca viu, é a próxima revolução

GPT-5: Everything We Know So Far About OpenAI’s Next Chat-GPT Release

Redes sociais

Scaling the Instagram Explore recommendations system

Powered by AI: Instagram’s Explore recommender system

Processamento de Linguagem Natural

O que é processamento de linguagem natural (PLN)?

Regulação da IA

ANPD publica análise preliminar do Projeto de Lei nº 2338/2023, que dispõe sobre o uso da Inteligência Artificial

Unesco propõe regulamentação de IA generativa nas escolas

Organizações

Instituto Educa Digital

Center for Humane Technology

We and AI

Data Pop Alliance

Vídeos