Boas vindas à Algoritmosfera

Desmistificando temas complexos do universo das tecnologias e da inteligência artificial de forma divertida

Algoritmosfera é um projeto de comunicação científica que venho desenvolvendo para abordar temáticas pertinentes às tecnologias digitais, à inteligência artificial e ao universo dos algoritmos, que chamo de algoritmosfera.

Por enquanto, essa iniciativa se traduz em um blog e uma conta no Instagram, que é um piloto para futuros projetos – @algoritmosfera.

Acredito na importância de diversificar os produtos resultantes de uma investigação que se identifica como acadêmica. Uma dissertação, tese ou artigo científico é o produto final, mas não o único. Doutorandos publicam artigos, ensaios, apresentam trabalhos orais, ministram aulas e cursos.

Além disso, há outras possíveis formas de comunicar descobertas científicas. É isso que pretendo com o meu projeto Algoritmosfera.

Uma dessas maneiras pode se dar na forma de posts de blog – geralmente mais curtos, objetivos e ligados a outros, oferecendo links e imagens como informações complementares.

O nome “Algoritmosfera” vem da minha tese de doutorado e se refere à vasta rede digital a que estamos conectados, que é permeada por algoritmos e alimentada pelos nossos dados. Defendo que a nossa autonomia pode ser afetada quando lidamos com sistemas algorítmicos. Essa crítica se constrói sobre uma perspectiva que toma a autonomia não como independência total, mas como algo que depende das trocas constantes com o meio e com outros indivíduos. Leia mais