Neurociência X Neurologia: o que as difere?

Qual é a diferença entre o trabalho de um neurocientista e o de um neurologista? O que cada um faz?

Na verdade, são atividades com diferenças bastante significativas, que se complementam na busca pela compreensão do cérebro humano. Ambas estão em alta. Fiz, então, este post para contribuir com a compreensão de cada uma delas.

A neurociência envolve o estudo científico dos mecanismos do sistema nervoso central, como sua estrutura, funções, sua genética e fisiologia, assim como a maneira como isso pode ser aplicado para a compreensão de distúrbios no sistema nervoso. Os neurocientistas, portanto, são pesquisadores, que conduzem experiências em laboratório.

Embora a neurociência tenha sido sinônimo da neurobiologia por anos, cada vez mais essa vertente da pesquisa tem sido vista como uma área interdisciplinar, dando contribuições à educação, à física, à linguística, à psicologia e à filosofia, entre muitas outras áreas do conhecimento. Para unir pesquisadores do sistema nervoso, há organizações como a Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento e a Sociedade Portuguesa de Neurociências.

Já a neurologia é uma área da medicina especializada em doenças relativas ao sistema nervoso, que envolvem o mal de Alzheimer, por exemplo, passando por distúrbios de personalidade, doenças vasculares, demências, dores de cabeça, convulsões, epilepsia etc. A neurologia envolve o diagnóstico e o tratamento das condições dos sistemas central, periférico e autônomo.

Um neurologista é necessariamente alguém que estudou medicina, enquanto um neurocientista é geralmente um doutor em neurociência, podendo ou não ter obtido um grau em medicina – neurologia. Há ainda os neurocirurgiões, que são cirurgiões especializados em neurologia.

Com informações de: https://www.news-medical.net/health/What-is-the-Difference-Between-Neurology-and-Neuroscience.aspx

Imagem do post: Daniel Hjalmarsson @ Unsplash

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *