Parceiros

Prof. Dr. Eduardo J. R. Santos

Doutor em Psicologia Cognitiva/Consultor

Mini CV – Professor Associado com Agregação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal. Fundador e coordenador do grupo de pesquisa E-Minds Lab.

Parceria – Além de termos uma parceria acadêmica, desenvolvemos juntos conteúdo para um projeto educacional voltado para jovens estudantes de Ensino Médio, no âmbito das Habilidades do Século XXI/Socioemocionais sobre identidade, escolha profissional, orientação de carreira e métodos para lidar com a ansiedade, desenvolver o autoconhecimento, aprimorar e a autogestão, a empatia, a capacidade de concentração e foco etc.

Possibilidades de colaboração – Projetos voltados para as habilidades do século XXI/socioemocionais; consultoria para plataformas de desenvolvimento cognitivo e reabilitação cognitiva; projetos de educação em geral; produção de artigos, capítulos de livros; livros; coletâneas etc.

Prof. Dr. Brett Brosseit

Consultor em Educação, especializado em Pensamento Crítico

Parceria – Trabalhei com Brett criando uma trilha de aprendizagem online para desenvolver o pensamento crítico de estudantes de graduação de diversas áreas de formação, em várias universidades do Brasil. Aliamos sua experiência de oito anos como professor de Pensamento Crítico Avançado na Ave Maria School of Law, na Flórida e sua formação (ele é doutor pela Barry University Graduate School of Education, graduado pela Florida State University College of Law e a University of Texas at Dallas Graduate School of Management, com certificado em Mind, Brain and Education pela Universidade de Harvard) aos meus conhecimentos em educação a distância e comunicação para criar o curso utilizando objetos de aprendizagem inovadores, e o nosso maior desafio foi dar conta tanto da complexidade e da profundidade do conteúdo quanto da demanda do projeto, que exigia o desenvolvimento de uma trilha de aprendizagem com linguagem simples, tom suave e capaz de atender a muitos públicos/alunos diferentes. Utilizamos metodologias de design thinking e storytelling, vídeos, infográficos, mapas conceituais e wordclouds.

Oportunidades de colaboração – Criação de cursos e de conteúdo para cursos em Pensamento Científico, Crítico e Criativo; Comunicação; Argumentação e outras habilidades semelhantes, agora exigidas pela BNCC.

Fernanda Diniz Brandão

Mestra em Antropologia/Jornalista

Mini CV – Jornalista, Mestra em Antropologia Cultural pela UAB (Universidade Autônoma de Barcelona), com 9 anos de experiência em arquitetura da aprendizagem, produção de conteúdo digital, gestão de processos educacionais, capacitação de funcionários e formação de professores. Atualmente se dedica à pesquisa e criação de conteúdos educacionais com foco em novas metodologias de aprendizagem, desenvolvimento socioemocional, autoconhecimento, filosofia oriental, yoga e saúde. 

Parceria – Trabalhamos juntas na criação de conteúdo em habilidades socioemocionais em uma startup de educação carioca que atendia a universidades de todo o Brasil. Tínhamos, entre nossos desafios, adequar metodologias desenvolvidas por educadores e consultores para o ambiente online, a partir dos recursos das plataformas e do desenho dos objetos de aprendizagem desenvolvidos pela startup. Desenvolvemos conteúdo para estudantes de graduação sobre Criatividade; Pensamento Crítico; Identidade; Resolução de Problemas; Colaboração; Comunicação.

Oportunidades de colaboração – redação e edição de conteúdo educacional; projetos em tecnologias educacionais, e-learning e educação em geral.

Liliana Rebelo

Mestra em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento

Mini CV – Mestra em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Apaixonada pela investigação, nomeadamente na área da Psicologia do Desenvolvimento. De sua formação resultou a pesquisa na área do Trauma em idades precoces, e quais as suas implicações, mais tarde, na escolha da carreira. Outra área de interesse, esta mais recente, passa pelo estudo dos processos e estruturas cognitivas. A busca pela compreensão sobre a relação entre o organismo e os processos mentais, onde se tenta compreender como o sistema nervoso molda as funções cognitivas, comportamentais, motivacionais e emocionais.

Parceria – Liliana Rebelo colaborou com a produção do livro A Mente Humana para Além do Cérebro e com a produção do Congresso Bem-Estar, Saúde, Cognição e Desenvolvimento, em que o livro foi lançado, ocorrido em Coimbra, Portugal, em novembro de 2019.

Oportunidades de colaboração – Projetos que envolvam cognição, psicologia educacional, aprendizagem, desenvolvimento.

Prof. Margareth Olegario

Mestra em Educação/Especialista em Acessibilidade

Mini CV – Doutoranda em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio/Brasil, é mestra em educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO/Brasil), psicopedagoga pela PUC-Rio/Brasil e pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/Brasil). É pesquisadora na área da deficiência visual e tecnologias assistivas e docente do ensino básico técnico e tecnológico no Instituto Benjamin Constant (IBC/Brasil). Faz parte dos comitês de acessibilidade da 32a Reunião Brasileira de Antropologia e do Endipe 2020 (Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino).

Parceria – Escrevemos juntas um dos capítulos do livro que organizei, A Mente Humana para Além do Cérebro (também com a participação de nossa colega pesquisadora Vitória Gondin) que trata da acessibilidade de aplicativos digitais para pessoas cegas. Trabalhamos juntas durante o primeiro ano de doutorado na PUC-Rio.

Oportunidades de colaboração – Projetos relacionados a acessibilidade, usabilidade e experiência do usuário/UX voltados para produtos digitais, especialmente educacionais – como aplicativos, ambientes virtuais de aprendizagem, sites, plataformas, e-books, trilhas de aprendizagem, documentos etc.; projetos em tecnologias assistivas, digitais ou não; produção de textos, artigos, capítulos de livros.