Complexo tem vários sinônimos: complicado, difícil, obscuro, labiríntico, emaranhado, intricado, hermético…
Uma coisa pode parecer extremamente complicada e ser complicada mesmo! Mas também pode ser mais simples do que parece. Ou acabar sendo simplificada pela forma como é explicada.
Que o diga a educação! Um dos desafios dos educadores é traduzir para alunos um determinado assunto, com toda a sua complexidade, e garantir que será compreendido e efetivamente aprendido.
Sendo assim, a comunicação é um atributo do educador.
Mas também acredito no contrário, isto é: adquirir atributos de um bom educador também é útil para se tornar um bom comunicador. Afinal, quem educa se preocupa em estabelecer como objetivo algo a ser compreendido, absorvido, aprendido; depois, traça caminhos para alcançar seu objetivo; depois, mede para ver se deu certo. Quem deseja comunicar a ciência e a tecnologia pode se beneficiar muito desses passos.
Não adianta gerar comunicação sobre algo inusitado, diferente, curioso, advindo do mundo da tecnologia, da ciência, da inovação, sem que se tenha a mínima garantia de que aquela informação foi compreendida pelo público. Toda a graça se perde se a informação não for entendida!
Pensando nisso tudo, venho procurando unir educação e comunicação. Pesquiso sobre como as pessoas aprendem (minha pesquisa de doutorado tem a ver com isso) e como a inteligência artificial “aprende”. Sigo conectando essas pontas – educação e comunicação – para tornar o meu trabalho de comunicadora mais eficaz.
Para conhecer um pouco do que tenho feito, navegue aqui pelo site e leia o meu blog, Algoritmosfera.
Imagem: @victoriabcphotographer – Unsplash