I. Criação de metodologia para a experimentação supervisionada da IA generativa em projetos de educação – Unicarioca, 2024
Os alunos recebem um suporte teórico com artigos publicados no Brasil e no exterior sobre IA na educação, especialmente IA generativa. Em seguida, são apresentados a modelos de IA generativa disponíveis na Web e a exemplos de usos na educação. Depois, são divididos em grupos temáticos – por exemplo, um dedicado à gestão escolar, outro à ética na IA e outro ao planejamento escolar etc. Com foco nesses temas dos grupos, os alunos selecionam um problema para resolver com o apoio de IA generativa e buscam modelos de IA gen que possam apoiá-los no desenvolvimento dos projetos.
Enquanto utilizam as IAs, preenchem fichas sobre o processo, que incluem uma análise SWOT das IAs. Fornecem informações sobre a IA selecionada, qualidades dos outputs obtidos a partir dos prompts, detecção de vieses durante as experiências, originalidade do conteúdo gerado, entre outros aspectos. Por fim, os alunos fazem um texto em forma de artigo com o relato da experiência. Além dos relatos, em 2024.2 os alunos de mestrado decidiram criar uma conta no Instagram para falar dos projetos: @leia_diversa
II. Coautoria do guia da IA na educação para o EDUTECIA, 2024
O guia foi desenvolvido para apoiar escolas na compreensão das possibilidades de aplicação, riscos e benefícios da IA na educação. Está disponível neste link
III. Criação de cursos sobre introdução ao universo da programação para o projeto Potência Tech, 2022
Curso ‘Quero ser Dev – Mas por onde começar?’
Curso ‘Por que trabalhar com programação?”
Curso ‘Quatro motivos para aprender a programar’
IV. Exemplos de materiais gráficos feitos para as formações e aulas ministradas em escolas e universidades