Handmade A.I. by Alina Constantin

O que você pode fazer pela proteção dos seus dados e dos dados da sua família?

Mês passado, fiz várias conferências sobre IA, dados, algoritmos etc para públicos diferentes. Uma delas, em especial, eu amei fazer e queria destacar aqui: a palestra “Um robô na família? Educação parental em tempos de inteligência artificial”, para os pais e responsáveis pelos alunos do Colégio Ao Cubo.

Eu achei bastante desafiador falar para eles sobre como a IA tem mudado as redes sociais, as plataformas digitais e quais os efeitos de uma “conversa” com um chatbot, que na verdade não é uma conversa como seria entre seres humanos. Falei sobre privacidade de dados, economia da atenção, os enviesamentos nas plataformas, o fato de estarmos “presos” nessas redes e por que razão isso acontece.

Mas o que achei mais desafiador foi procurar uma maneira de apoiar, de fornecer um horizonte para eles, não apenas apontando críticas e problemas mas também ideias sobre o que fazer. Mostrar só os problemas ficaria muito sufocante!

Por isso, foquei a segunda metade da palestra em uma série de ideias e ações possíveis em que eles (e todos nós) podem se envolver frente às novas características das tecnologias digitais e os seus desdobramentos. Com relação à transparência e à ética no uso de dados de crianças e adolescentes, em específico, sugeri que eles se envolvessem nos debates, pesquisassem e ficassem atentos ao que está sendo produzido, discutido e investigado nesse sentido.

A participação da sociedade civil é essencial quando se trata de dados nossos, das nossas crianças, circulando na rede e sendo usados de uma forma nem sempre responsável e capaz de beneficiar as pessoas.

O vídeo da minha palestra está disponível no YouTube do colégio Ao Cubo, neste link aqui. Vou adorar se mais gente for lá ver e me dizer o que achou! Mas, abaixo, deixo para vocês um link não da minha apresentação, mas de um TED de 12 minutos da Nina da Hora, que muito admiro e que explica de maneira simples e objetiva a razão pela qual você deve se envolver nesse debate. Não percam e enviem a todos os amigos e conhecidos. Sério!

#ia #dados #data #privacidade #algoritmos

Imagem do post: Alina Constantin / Better Images of AI / Handmade A.I / CC-BY 4.0