Desde 2017, venho pesquisando um conjunto de abordagens contemporâneas para a cognição humana chamado de 4E Cognition: Embedded, Embodied, Extended e Enactive Cognition, ou Cognição Situada, Corporificada, Estendida e Enativa. Essas perspectivas têm em comum a tese de que a cognição não se limita ao cérebro, envolvendo o corpo como um todo, e o ambiente. Levando também em consideração as emoções nos processos cognitivos, essas abordagens ampliam a concepção que se tem da experiência e propõem novos caminhos para se compreender a aprendizagem.
Tenho trabalhado para descobrir as implicações dessas teses para a educação, conduzindo a minha pesquisa sob o olhar da filosofia da educação e das linhas de pesquisa voltadas para as tecnologias digitais na educação. Em especial, me interesso pela investigação filosófica das tecnologias educacionais sob a lente dessas abordagens. Saiba mais sobre a minha tese aqui neste link.
Alguns dos principais autores de referência para minhas pesquisas são Ezequiel Di Paolo, Evan Thompson, Hanne De Jaegher, Andy Clark, Giovanna Colombetti, Humberto Maturana e Francisco Varela.