Algoritmosfera – A cognição humana e a inteligência artificial (PUC-Rio e Hucitec, 2024)
Minha tese – Machine Learning e a Aprendizagem de Máquina – Uma análise a partir do Enativismo
Minha dissertação – Somos todos ciborgues: a tese da mente estendida e as tecnologias digitais na educação
Livro organizado
LEPORACE, C. P.; BANNELL, R. I. (Org.); RODRIGUES, E. M. S. (Org.) & SANTOS, E. J. R. (Org.) A Mente Humana para Além do Cérebro – Perspectivas a Partir dos 4Es da Cognição. 1. ed. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2019. v. 1. 174 p.
Artigos
LEPORACE, Camila De Paoli. Máquinas de ensinar analógicas: as precursoras da inteligência artificial na aprendizagem. Comunicação e Educação (USP), 2024 (Artigo aceito para publicação)
LEPORACE, Camila De Paoli. O que os computadores continuam não conseguindo fazer, cinquenta anos depois: a aprendizagem sob a perspectiva da fenomenologia do cotidiano de Hubert Dreyfus. REVISTA PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO, v. 35, p. 5-23, 2022
LEPORACE, Camila De Paoli; . Another brick in the wall: Threats to our autonomy as sense-makers when dealing with machine learning systems. Perspectiva Filosófica (UFPE), v. 49, p. 200-230, 2022 Meio de divulgação: MEIO_DIGITAL. ISSN/ISBN: 01046454 Leia
LEPORACE, C. & GONDIN, V. C. Experimentar o mundo a partir do corpo: estética como uma dimensão da cognição humana. Educação On-Line, Rio de Janeiro, v. 16, n. 38, set-dez 2021, pp. 227-244. Leia
Capítulos de livros publicados
BANNELL, R.I.; LEPORACE, C. P. & SANTOS, E. J. R.; Por um novo paradigma para a cognição e a aprendizagem. In: Deseducando a Educação – Mentes, Materialidades e Metáforas. 1ed. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2021, p. 15-38. Baixe e leia gratuitamente no site da editora PUC-Rio
SANTOS, E. J. R. ; BANNELL, R. I. ; LEPORACE, C. P. Screen Time, Temporality and (Dis)embodiment. In: OLIVEIRA, L. (Org.). Managing Screen Time in an Online Society. 1ed.Aveiro: IGI Global, 2019, v. 1, p. 46-77.
LEPORACE, C. P.. Espelhos do mundo? Uma perspectiva da percepção humana a partir das ideias da mente enativa e da mente estendida. In: LEPORACE, C. P; BANNELL, R. I.; RODRIGUES, E.; SANTOS, E. J. R. S.. (Org.). A Mente Humana para Além do Cérebro – Perspectivas a partir dos 4Es da Cognição. 1ed.Coimbra: Universidade de Coimbra, 2019, v.1, p. 37-59.
TEIXEIRA, M. O. O. ; LEPORACE, C. P. ; FONSECA, V. C. G. . Tecnologias transparentes? Uma análise do Google Drive em busca de affordances para pessoas cegas. In: LEPORACE, C.P.; BANNELL, R. I.; RODRIGUES, E.; SANTOS, E. J.. (Org.). A Mente Humana para Além do Cérebro – Perspectivas a partir dos 4Es da Cognição. 1ed.Coimbra: Universidade de Coimbra, 2019, v. 1, p. 157-174.
SANTOS, E. J. R. ; LEPORACE, C. P. . Os corpos digitais de Descartes. In: NOVAES, J. V. e NOVAES, J. V. (Org.) O corpo que nos possui: corporeidade e suas conexões. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. 1, p. 119-135.
Traduções/Translations (EN-Brazilian Portuguese)
Traduzi artigos de Andy Clark, Ezequiel Di Paolo, Dan Zahavi, Shaun Gallagher & Rob Lindgren, Mark Johnson e Michael Reddy para o livro “Deseducando a Educação” (PUC-Rio, 2021)
I have translated articles from Andy Clark, Ezequiel Di Paolo, Dan Zahavi, Shaun Gallagher & Rob Lindgren, Mark Johnson and Michael Reddy for the book “Deseducando a Educação” (PUC-Rio, 2021)
LEPORACE, C. P. (Andy Clark/Cognitive technology – Beyond the naked brain) Tecnologia cognitiva: Para além do cérebro nu. RIO DE JANEIRO: PUC-Rio, 2021.
LEPORACE, C. P. (Dan Zahavi/Phenomenology and the problem(s) of intersubjectivity) A fenomenologia e o(s) problema(s) da intersubjetividade. RIO DE JANEIRO: PUC-Rio, 2021.
LEPORACE, C. P. (Mark Johnson/The Embodiment of Language) A corporificação da linguagem. RIO DE JANEIRO: PUC-Rio, 2021.
LEPORACE, C. P. (Shaun Gallagher & Robb Lindgren/Enactive Metaphors: Learning Through Full-Body Engagement) Metáforas enativas: aprendendo por meio de um engajamento com todo o corpo. RIO DE JANEIRO: PUC-Rio, 2021.
NOVAES, F. C.; LEPORACE, C. P. A Metáfora do Canal: um caso de conflito de enquadramento na nossa linguagem sobre a linguagem (Michael J. Reddy/The conduit metaphor: A case of frame conflict in our language about language). RIO DE JANEIRO: PUC-Rio, 2021.
NOVAES, F. C.; LEPORACE, C. P. (Ezequiel Di Paolo/Enative Conception of Life) A concepção enativa da vida. RIO DE JANEIRO: PUC-Rio, 2021.