As ameaças à nossa autonomia quando lidamos com sistemas de machine learning

Neste post, faço uma espécie de leitura comentada do ensaio acadêmico que publiquei na Revista Perspectiva Filosófica e está neste link para quem quiser acessar. É um trabalho sobre os impactos à nossa autonomia quando lidamos com sistemas de aprendizagem de máquina – uma vertente da inteligência artificial.

As tecnologias digitais, de tão entranhadas que estão em nosso cotidiano, vêm sendo apontadas como extensões da mente, sendo consideradas capazes de potencializar a cognição humana. A chegada das tecnologias baseadas em algoritmos, por outro lado, traz uma série de elementos novos para essa equação. Elas são impulsionadas pelos próprios dados dos usuários dessas tecnologias, já que, no caso da aprendizagem de máquina por exemplo, operam fazendo previsões a partir de dados obtidos e assim sucessivamente.

Neste trabalho, eu argumento que, justamente porque essas tecnologias se baseiam em dados do usuário para gerar novos conteúdos, elas acabam criando uma circularidade em torno dele que, em vez de expandir, pode limitar sua experiência de aprendizagem. No centro desse impacto está a autonomia, que, em vez de ser ampliada, acaba sendo ameaçada de redução.

É importante explicar que o conceito de autonomia que utilizo é o conceito que deriva da chamada teoria da cognição enativa. Existem várias formas de conceituar autonomia, portanto no caso de um trabalho acadêmico de pesquisa é fundamental esclarecer isso. Trata-se de um conceito de autonomia que deriva da ideia de que a célula, unidade primordial da vida, somente é capaz de ser e se manter autônoma porque está inserida em um contexto que permite isso – um ambiente com o qual mantém trocas constantes que a alimentam energética e materialmente. Ou seja, a célula é autônoma, não capaz de se manter sozinha. Pelo contrário, sua autonomia se origina justamente das suas interações com o meio, o que torna essas interações essenciais para a manutenção da autonomia celular.

Eu “estiquei|”esse conceito até o ambiente algorítmico que se constitui em torno de nós, humanos. Fiz esta pergunta: o que acontece com a nossa autonomia quando o meio é aquela que chamei de algoritmosfera, essa rede entrelaçada por algoritmos e dados que nós alimentamos e que, ao mesmo tempo, também nos alimenta? Nós conseguimos nos manter autônomos diante desse contexto, embebidos nessa rede de interações que têm essa natureza?

O meu objetivo geral, com isso, é compreender os limites e as potencialidades das nossas relações com sistemas de aprendizagem de máquina para entender se eles podem nos ajudar nas nossas experiências de aprendizagem sobre o mundo ou se esses sistemas acabam por retrair essas experiências. Ao me debruçar sobre esse trabalho, explorei as diferenças por vezes aparentemente sutis, mas sempre muito potentes, entre lidar com outro ser humano ou com um sistema de aprendizagem de máquina. Quando lidamos com outra pessoa, aprendemos com ela, percebemos o mundo com ela, e isso altera as nossas percepções. Existe algo que surge das interações entre seres humanos que é único e típico dessas relações, e não poderia surgir fora delas. É algo novo, imprevisível. É o produto da interação.

Quando lidamos com máquinas, por mais que elas nos façam sentir como se estivéssemos lidando com outra pessoa às vezes, de tão avançados que estão esses sistemas, nós não estamos. O que acontece é que nesses casos nós acabamos “levando” toda a “relação” sozinhos; não há uma real interação social, como há entre dois seres humanos. As relações de troca humanas são como uma dança, em que o par se movimenta junto, enquanto as interações com sistemas artificiais se parecem com um monólogo ou uma dança desequilibrada em que apenas um se movimenta e o outro faz um papel parecido com o de um fantoche.

Com isso, não se pode dizer que não aprendemos nada ao lidar com sistemas de aprendizagem de máquina, mas sim que não é uma experiência comparável à que temos quando lidamos com outro ser humano. Isso, para quem procura compreender a aprendizagem e como ela é impactada pelas tecnologias, é essencial. O enativismo, ou cognição enativa, não diz que aprendemos mais ou melhor com outros seres humanos, mas que somente aprendemos de fato com outros seres humanos. Somos moldados, impactados, alterados, percebemos o mundo e raciocinamos sobre ele justamente a partir das interações com outras pessoas; precisamos delas para ter experiências de aprendizagem. Máquinas ou sistemas artificiais não aprendem de fato e não conseguem, sozinho/as, proporcionar experiências de aprendizagem.

A nossa autonomia é ameaçada, sob o ponto de vista de autonomia no enativismo, porque as trocas que mantemos com o meio “algorítmico” constituem um desequilíbrio para as nossas interações. É como se a contribuição de um e de outro lado fosse tão irregular que tornasse a relação “capenga”. Eu entro com meus dados, minhas percepções, minha imaginação; a máquina não percebe e não cria nada, e assim, tudo que parece novo ao surgir dali é mais limitado do que seria se eu estivesse lidando com outra pessoa. Porque outra pessoa é capaz de ciar, imaginar, porque tem experiência e aprende, e então dessa interação social se origina algo que só pode existir porque se trata, justamente, desse tipo de interação. É algo então que, por definição (enativista), potencializa a minha capacidade de experimentar o mundo de um modo especial porque é impossível de ser previsto na totalidade. Não há estatística que possa prever que conversa exatamente teremos com um amigo ao encontrá-lo, por exemplo; ou como o ser amado vai reagir a uma contestação que manifestarmos; ou se acabaremos falando de cinema quando nos encontrarmos com alguém para falar de matemática.

Essa é uma ideia interessante para defender por que não é viável pensar que uma aula 100% a distância, assíncrona, ou seja, sem o professor em contato com alunos em tempo real, poderia resultar no mesmo nível de experiência de uma aula presencial – ou, pelo menos, em que o professor e os alunos estejam no mesmo momento, se olhando, ainda que mediados por suas câmeras. Há algo nessa conexão entre as pessoas, alimentada pelas trocas daquele momento, que é único, e faz parte da série de novidades que emergem da interação. Há experimentos com bebês mostrando que eles choram quando diante de um vídeo gravado da mãe, depois de demonstrarem calma quando veem um vídeo da mãe que é uma transmissão em tempo real. O problema não é ser uma imagem, mas a mãe não estar olhando para ele, interagindo com ele na medida da própria interação. Não é fascinante?

Num mundo em que as relações são postas em xeque, por inúmeros motivos, e em que contamos tanto com sistemas artificiais para fazer um sem-número de atividades, é fundamental não esquecer que há algo intrínseco às trocas humanas. Algo que gera algo que só existe a partir dessas relações. Se só “falarmos” com máquinas, estaremos como que batendo num muro, um bate e volta; sentiremos algo, poderemos até aprender algo ou muitas coisas, mas não continuaremos a expandir os nossos horizontes, o alcance das nossas experiências, como faríamos se estivéssemos em interações sociais. Só elas ampliam os círculos de experiências mais e mais. Por isso chamei o ensaio de “Another brick in the wall” e digo que precisamos fazer um esforço para olhar entre os tijolos do muro. São as frestas que nos mantêm abertos a uma série de experiências inesperadas, essenciais justamente porque são inesperadas; nós não vivemos sem surpresas, sem o incerto, mesmo quando queremos o “certo”. Aprendemos na inconstância e na flexibilidade, não na dureza dos muros. 

One thought on “As ameaças à nossa autonomia quando lidamos com sistemas de machine learning

  1. DRA CAMILA LEPORACE

    ESTE SEU ENSAIO FLOSÓFICO, É PARA ALÉM DO MAIS UMA EXPERIÊNCIA DE VIDA QUE CREIO MUITO PRÓPRIA E ALIMENTADA NA SUA ESSÊNCIA PELO ESPREITAR PELAS FENDAS DOS TIJOLOS QUE A VIDA CONSTRUIU NESSE IMENSO MURO QUE É A VIDA, TODA ELA INESPERADA.
    RECONHEÇO QUE DE FACTO O ENSEJO DA BUSCA INCESSANTE DO SER HUMANO AO TENTAR PROVAR E DAR SIGNIFICADO A ALGORÍTMOS E SUAS CONEÇÕES. FAZ TODO O SENTIDO PARA PROGRAMAÇÕES INUMANAS QUE PODERÃO AJUDAR A COMPREENDER QUER BATIMENTOS CARDÍACOS DO PRÓPRIO CORAÇÃO COM A FINALIDADE DE OS COMPARAR EM ESTUDOS SOBRE AS REAÇÕES DESSE ORGÃO A DIFERENTES ESTÍMULOS EM DIFERENTES SERES, TENTANDO AJUDAR OS ESTUDIOSOS DA MATÉRIA A COMPREENDER COMO PROCEDER EM SITUAÇÕE S ANÁLOGAS OU, NUMA VISÃO MAIS ABRANGENTE, SENTIR O PULSAR DO UNIVERSO PARA QUE ESTE ENTRE EM SINTONIA CÓSMICA. DUVIDO NO ENTANTO QUE A HORA , O DIA, ACTO E REAÇÕES SEJAM IMPOSSÍVEIS DE ENTENDER, OU MELHOR SER CONCEBIDO PELA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.
    ANALISANDO QUESTIONO;
    PODERÁ OCORRER UM EXERCÍCIO ALGORÍTMICO QUE PROVOQUE UMA CÓPIA DE DETERMINADO E ESPECÍFICO ACTO DE AMOR ENTRE DOIS SERES HUMANOS, POR EXEMPLO UM SÉCULO DEPOIS, NUM DIA 17 DE UM DETERMINADO ANO E MÊS ?
    NO MEU ENTENDER, CREIO QUE A EXPERIÊNCIA SERIA POSSÍVEL ATRAVÉS DA INTRODUÇÃO E INTERAÇÃO DE DADOS QUE HUMANAMENTE PROVOCASSEM A ARTIFICIALIDADE DO ACTO MAS, ONDE RESTARIA A ALMA E A ENVOLVÊNCIA QUE PROVOCOU O MOMENTO ? ONDE E EM QUE CONTEXTO SE SITUARIA ? NUM EMARANHADO DE INCÓGNITAS SUBJACENTES HÁ PRÓPRIA EXPERIÊNCIA QUE PROPORCIONASSEM UM OUTRO ESTUDO FILOSÓFICO ?
    OLHEMOS POR ENQUANTO ENTRE OS TIJOLOS DO MURO COMO AFIRMA INTELIGENTEMENTE A AUTORA DO ARTIGO..

    PARABÉNS PELO ENSAIO

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