Profissionais de diferentes áreas de atuação vêm buscando maneiras de incorporar tecnologias de inteligência artificial às suas rotinas de trabalho. Por que isso seria diferente no caso do professor? Quando falamos de IA na educação, às vezes – por incrível que pareça – esquecemos de pensar o professor como um profissional que procura ativamente se atualizar e trazer inovação para a sua rotina.
Mas essa é uma dimensão essencial da IA na educação, e uma dimensão que abre muitas possibilidades. Afinal, é quando o professor experimenta com IA generativa que ele consegue compreender melhor tanto as potencialidades quanto as limitações dos LLMs – e, assim, até mesmo apoiar melhor as escolas e universidades nos ajustes que se fazem necessários quando estudantes estão comprovadamente usando, em massa, a IA generativa.
Além disso, como o educador pode promover letramento digital nas escolas e ajudar nas regulações da IA nas universidades quando ele não te conhecimentos avançados no tema e nem o tempo necessário para compreender o que essa inovação significa?
Para apoiar os educadores, supervisores de ensino, pessoas e empresas que desenvolvem tecnologias inovadoras para a educação, preparei o projeto ETD SCHOOLS, junto à ETD – Escola da Transformação Digital. O projeto abarca diferentes possibilidades e formatos, podendo se adequar à necessidade de escolas, universidades e instituições de ensino de diversas naturezas. O grande diferencial dessa iniciativa é a possibilidade de customização para a realidade de cada instituição, além do foco no professor, educador, supervisor de ensino enquanto um profissional que vê a necessidade de incorporar a IA à sua prática e precisa desenvolver pensamento crítico sobre isso.
O material básico de apresentação da formação está disponível aqui, e para saber mais basta falar comigo pelo camilaleporace arroba gmail ponto com 😉